Auditório Municipal de Portel

CATEGORIA

Concluídos

DATA

15 de Dezembro de 2015

CLIENTE

Câmara Municipal de Portel

PARTILHAR

Sobre

Inserido numa zona do aglomerado urbano onde já estão implantados diversos tipos de equipamento, nomeadamente escolas (primária/secundária), as piscinas municipais e a futura Biblioteca Municipal, o sítio para a implantação do novo Auditório frui das relações que este estabelece com a referida zona de equipamentos e uma situação física que permite que o edifício beneficie deste enquadramento.

Concepção Formal Adoptada:
Criação de uma volumetria com a carga simbólica que culturalmente este tipo de edifício preconiza.

O respeito pelos enfiamentos importantes ao nível do observador, a estruturação com o elemento “Praça” e o agarramento à malha urbana existente contribuíram para a criação de um conjunto construído em harmonia com a escala existente na envolvente.

Assim com a premissa básica da criação de uma praça que acolhe todas as entradas de público estabelecidas para o programa e com a intenção expressa de remeter para segundo plano a volumetria do anfiteatro, foi conseguido um objecto uno e marcante, com duas cotas altimétricas diferenciadas por dois tipos de materiais. A envolvência do volume principal foi conseguida com um elemento circundante à escala do observador onde estão remetidos o programa de apoio ao Auditório (lojas e café concerto) e áreas de apoio. Permitiu assim, como base da ideia projectual, a estruturação de um conjunto com pouco impacto na área envolvente, dado a escala esperada para este tipo de equipamento.

Pretende-se também com a proposta da praça a criação de uma área de estar, convidativa de utilização dos habitantes de Portel, com o usufruto de um lugar de encontro e reunião cultural.

O edifício beneficia também de duas zonas exteriores de estacionamento, uma de público ao longo da via principal existente e outra projectada para dar serventia a uma propriedade existente e servir todo o circuito de serviço (café concerto e cargas e descargas do Auditório). O segundo núcleo de estacionamento junto à entrada de serviço do Auditório serve os artistas e pessoal administrativo.